Forma de Atuação
A forma de atuação do SEBRAE RS orienta-se por uma leitura do cenário econômico e social do País e dos pequenos negócios, da análise do desempenho e projeções sobre a evolução da instituição no período, e do direcionamento do Sistema SEBRAE, o qual define a Missão Institucional e a visão de futuro da organização:
Missão Institucional
“Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo”
Atuar como catalisador de iniciativas para elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, e articular e incentivar o empreendedorismo, gerando resultados crescentes e de impacto para fortalecer a economia e o desenvolvimento do país.
Visão de Futuro
“Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável”
Atuar com o mais elevado nível de profissionalismo, dedicação e auto exigência em obter os melhores resultados para impactar positivamente no desenvolvimento de pequenos negócios. Conhecer o cliente e suas demandas, tendo um profundo compromisso com o sucesso do empreendedor e do seu negócio.
Para o cumprimento da missão institucional, são definidas as três Diretrizes de Gestão, explicitando as estratégias para o atendimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento da organização.
Conhecer e compreender as realidades dos pequenos negócios: Conhecer e compreender as realidades dos nossos clientes, sob o aspecto do negócio, seus desafios e resultados.
Mobilizar as instituições públicas e privadas: Mobilizar as instituições públicas e privadas, catalisando e sinergizando os recursos e ações para que os Pequenos Negócios obtenham o sucesso sustentável e contribuam para a prosperidade do RS
Praticar uma gestão de referência: Praticar uma gestão reconhecida como referência em termos de profissionalismo e empreendedorismo focalizados em resultados sustentáveis.
Prioridades Estaduais
As Prioridades Estratégicas são as escolhas que indicam o foco de atuação do SEBRAE em determinados setores/regiões, segmentos de clientes ou em relação à sua gestão, cujos resultados contribuirão para o alcance dos Objetivos Estratégicos no período do PPA. As Prioridades Estratégicas relacionam-se com as perspectivas Clientes e Resultados, e Processos do Mapa Estratégico e expressam a transformação desejada e sua intenção estratégica.
Modelo de atendimento
Atender com efetividade Microempresas e Empresas de Pequeno porte, com foco no relacionamento e na geração de valor para os clientes, contribuindo para o desenvolvimento territorial.
· ALIMENTOS, MODA, MÓVEIS, METALMECÂNICO, SAÚDE e TURISMO
Desenvolver as cadeias produtivas de alimentos, moda, moveleiro, metalmecânico, saúde e turismo através dos elos com maior impacto na geração de valor para os Pequenos Negócios
· INDÚSTRIA DIGITAL, CRIATIVA e ENERGIA
Incentivar e conectar economia digital, criativa e energia como forma transversal alavancando as cadeias prioritárias
· BOVINOCULTURA, OVINOCULTURA, LEITE, HORTICULTURA, VITIVINICULTURA e AGROINDÚSTRIAS
Fortalecer os processos de agregação de valor nas cadeias de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, horticultura, ovinocultura, vitivinicultura e agroindústria de pequeno porte
· APICULTURA, OLIVICULTURA e GRÃOS
Fomentar as cadeias produtivas dos segmentos de apicultura e grãos em sistemas integrados, no estado do RS, priorizando a estruturação produtiva e a consolidação comercial
· DESBUROCRATIZAÇÃO E COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Apoiar a implementação de políticas públicas com foco na desburocratização, na ampliação do acesso dos pequenos negócios às compras governamentais e na promoção do desenvolvimento regional
Os Resultados do SEBRAE RS para seus clientes e sociedade são agrupados em quatro objetivos:
Objetivo |
Descrição |
Promover a transformação do público-alvo dos projetos de atendimento |
Propor, articular e executar projetos de atendimento com capacidade de transformar a realidade de clientes, cadeias e/ou territórios |
Atender os clientes com efetividade |
Diagnosticar, entender e atuar sobre as necessidades do cliente e do seu negócio, através de atividades de atendimento presenciais e à distância |
Potencializar um ambiente favorável |
Propor e apoiar a implementação de políticas públicas que potencializem a importância dos Pequenos Negócios para o desenvolvimento do Estado |
Promover a educação e a cultura empreendedora |
Desenvolver uma cultura voltada para o empreendedorismo, focado no público jovem e na educação formal |